DÚVIDAS FREQUENTES:

Nesta seção reunimos as questões que nossos clientes frequentemente perguntam. Assim você poderá facilmente encontrar as respostas para os problemas mais comuns. Caso sua dúvida não seja esclarecida aqui, não hesite em abrir uma chamado ao nosso departamento de suporte.

Eu não consigo acessar o meu site mas outras pessoas conseguem. Por que ?

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Isso ocorre por que o seu domínio está com problemas na resolução de DNS. O que acontece é que, sempre quando você navega na Internet, existe uma comunicação entre o seu computador e o servidor de DNS do seu provedor de acesso.
Vejamos como:

Você digita uma URL (nome) em seu navegador e o seu computador pergunta para o seu provedor de acesso AONDE fica aquele endereço (ENDEREÇO DE IP).
O DNS do provedor de acesso fornece então a direção (ENDEREÇO DE IP) para o seu computador que, por sua vez, o leva ao destino desejado.
Para saber para onde mandar os computadores dos usuários que perguntam para onde devem ir, o DNS do provedor de acesso frequentemente se atualiza. Afinal, endereços na Internet estão sempre em constante alteração: alguns deixam de existir, outros novos são criados, outros mudam de lugar, etc. Portanto, quanto mais atualizado for o DNS do provedor de acesso, mais acuradas serão suas respostas (pense nele como um "mapa", ou uma "lista telefônica").

A frequência de atualização de cada servidor de DNS é determinada pelo próprio provedor que o utiliza.
Em geral, o ideal é que isso seja feito a cada 24 horas pelo menos. Porém, existem muitos DNS atualizando-se em tempo real e outros levando dias ou semanas para se atualizarem. Portanto, não existe uma regra comum sobre esta questão, razão pela qual, algumas pessoas - que acessam pelo provedor X - vêem um site que trocou de provedor imediatamente, e outras - que acessam pelo provedor Y - levam horas, dias ou semanas para verem o mesmo endereço.

Quando um DNS se atualiza, ele armazena as informações disponíveis naquele EXATO momento de sua verificação (como uma fotografia que registra a "paisagem" do instante em que a foto foi tirada, e não a de antes ou de depois). Assim, se por exemplo, ele pergunta pelo site XXXX.com.br e naquele exato momento o provedor que hospeda aquele site - por alguma razão - não lhe responde, ele irá assumir que o site não existe (ainda que o site volte a funcionar 1 segundo após a consulta ter sido feita).

É exatamento por isso que você não está conseguindo acessar o seu site agora e outras pessoas conseguem: os DNS dos provedores de acesso utilizados por estes clientes para navegarem na rede estão utilizando informações ANTIGAS (desatualizadas). Certamente porque, ao consultaram nosso DNS para se atualizarem, por uma infeliz coincidência, este experimentava problemas no exato momento em que a consulta foi feita, não respondendo a tempo a pergunta recebida e fazendo com que o DNS que perguntou, interpretasse que o domínio estava inoperante. Assim, toda vez que se tenta acessar o domínio depois disso, a resposta do DNS do provedor de acesso continuará a ser a mesma: ele não está operante! Embora ele esteja...

A normalização somente irá ocorrer na próxima vez em que o DNS do provedor de acesso for atualizar-se novamente. E, conforme já explicado, não temos como saber QUANDO, pois trata-se de DNS de terceiros, portanto, fora de nossa alçada.

O que VOCÊ pode fazer para RESOLVER isso, enquanto o DNS do seu provedor de acesso NÃO se atualiza, é seguir as instruções que seguem logo abaixo.

São 2 soluções diferentes, ambas bastante simples e rápidas de serem implantadas.

Em muitos casos, apenas a primeira delas será suficiente para resolver seu problema.
Em outros casos, somente a segunda irá resolver.

De todo modo, é importante que você saiba que uma destas soluções irá de fato resolver seu problema, portanto, não deixe de seguir as orientações.

1ª SOLUÇÃO

1) Limpe o cache de seu navegador da seguinte forma:

Se usa o navegador Internet Explorer (IE):

1.1) Feche completamente seu IE (todas as janelas que estiverem abertas). Depois abra o navegador, vá no menu ferrramentas e clique na opção "excluir histórico de navegação" então clique no botão para excluir "aquivos de internet temporários".

Se usa o navegador Firefox:


1.2) Abra seu navegador e clique no menu FERRAMENTAS (ou TOOLS) e selecione a opção OPÇÕES (ou OPTIONS). Clique no ícone PRIVACIDADE (ou PRIVACY) e em seguida na aba CACHE. Clique no botão LIMPAR CACHE AGORA (ou CLEAR CACHE NOW).

2) Feche o seu navegador completamente se estiver aberto.

3) Abra uma janela do prompt do DOS: clique no Menu Iniciar, em seguida clique na opção Executar (ou Run, para sistemas em inglês). Na caixa de diálogo que irá abrir, digite a palavra cmd e clique no botão OK

3.1) Note que irá abrir uma pequena janela preta na sua tela (esta janela é o prompt do DOS).
Agora digite nesta janela o comando abaixo e depois aperte a tecla ENTER do seu teclado:

ipconfig /flushdns

* Não se preocupe com este comando. Ele não fará nenhum mal ao seu computador.
Serve apenas para limpar informações de DNS cacheadas em seu Windows.


3.2) Abra seu navegador novamente e tente acessar o(s) endereço(s) com problema.

Se for necessário (se não funcionar de primeira) dê alguns RELOADS (refreshs) no seu navegador.
 
2ª SOLUÇÃO

1) Se a 1ª Solução NÃO foi suficiente para resolver seu caso, então o procedimento agora é forçar uma conexão direta com o seu site, sem passar pelos DNS do seu provedor de acesso (que estão armazenando informações desatualizadas sobre o seu site).

Para isso, proceda do seguinte modo:

1.1) Abra o arquivo hosts do seu Windows com o BLOCO DE NOTAS.

Se você estiver usando o Windows NT, 2000 ou XP, este arquivo estará dentro da seguinte pasta:

C:\WINDOWS\system32\drivers\etc

Dentro dele, role a barra de rolagem até ao final. Você deverá acrescentar 4 novas linhas a este arquivo:
ip_do_servidor meudominio # meu site sem www
ip_do_servidor www.meudominio # meu site com www
ip_do_servidor mail.meudominio # meu email
ip_do_servidor ftp.meudominio # meu ftp
Só para não ficarem dúvidas, depois de pronto, seu arquivo ficará assim:
127.0.0.1 localhost
200.222.222.222 dominio.com.br (note que o ip iformado aqui é fictício, para saber o seu IP real acesse a área do cliente e clique em configurações.)
200.222.222.222 www.dominio.com.br
200.222.222.222 mail.dominio.com.br
200.222.222.222 ftp.dominio.com.br

NOTA:
substitua SOMENTE as ocorrências meudominio pelo seu dominio de verdade (exemplo: padariadocinho.com.br). E substitua as ocorrências ip_do_servidor pelo endereço IP do servidor onde está hospedada a sua conta (se precisar, pergunte ao nosso suporte o seu ip real).

Salve e feche o arquivo.
Agora, você conseguirá acessar tudo normalmente.

Você pode deixar essa configuração para sempre em seu computador se quiser, mas não é aconselhável porque o IP poderá mudar. Nossa sugestão é para que deixe assim por 1 semana. Então, remova e teste sua conexão. Se ela estiver normal, você não precisa mais desta alteração no arquivo HOSTS. Porém, uma vez que você tenha removido as entradas do seu arquivo HOSTS e sua conexão continua não encontrando seu site, você deverá reclamar junto ao seu provedor de acesso por manterem um cache antigo por tanto tempo e solicitar que este seja atualizado.



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